sexta-feira, 22 de agosto de 2014

"Meu carro não pega de manhã o que faço"

Meses  frios chegou, e sempre atendo ocorrencias como essa "meu CARRO flex não quer pegar de manhã"


È BOM SABER: Antes tínha-mos os motores ciclo Otto funcionando com gasolina (taxa de compressão aproximada 9:1) e depois vieram os motores funcionando com álcool combustível (taxa de compressão aproximada 13:1). agora esta na moda  CARRO flex que funcionam com gasolina ou   álcool em qualquer proporção, com taxa de compressão intermediária.  



Um motor a gasolina não precisa de uma temperatura ambiente muito elevada para dar partida. Já a do álcool, para iniciar a combustão é de aproximadamente 25°C. Sabendo que o Brasil possui variações de 0°C a 40°C, altitudes de um a mais de 1000m, assim como a mais diversa umidade relativa do ar, o desafio dos engenheiros das montadoras foi, então, desenvolver uma programação que atenda a todas estas variáveis, somados as características físicas fixas dos motores.
Qual a temperatura ideal para que o sistema comece a injetar gasolina?
quando o tanque estiver abastecido com mais álcool do que gasolina e, como fazer o sistema identificar que tipo de combustível predomina no tanque, para assim ordenar o funcionamento ou não do sistema auxiliar de partida à frio?
 A unidade de comando pode fazer isto passo-a-passo  a cada instante. O momento do abastecimento do veículo é o instante onde todo o aprendizado deve ser iniciado, pois a escolha do combustível (ou a mistura) poderá ser em incontáveis proporções. Por sua vez  á unidade de comando reconhece este momento a partir da subida do ponteiro do medidor de nível do tanque  o sensor de nível.
Por este motivo,  é preciso deixar o motor  ligado por pelo menos 15 minutos sempre que ouver a troca  de combustível, antes de desligar o carro, para que á unidade de comando reconheça a mistura e adote  uma  estratégia de funcionamento na próxima partida. Ao adotar este procedimento, elimina-se um dos problemas frequentes da dificuldade de partida à frio. 
Qual a temperatura ideal para que o sistema comece a injetar gasolina? A resposta: aproximadamente 25°C. Então por que as montadoras programam os sistemas para valores muito mais baixos? O VW Fox começa apenas aos 17°C, e isso se o CARRO estiver abastecido 100% com álcool, pois, se o sistema acusa um percentual de gasolina, essa temperatura cai e, dependendo da quantidade de gasolina, não é o suficiente para ajudar o CARRO a pegar quando está frio.
A única resposta que me vem à mente é proporcionar economia ao dono do veículo. Fazer o sistema injetar mililitros de gasolina sempre que a temperatura for inferior a 25°C representa ter de abastecer o reservatório de gasolina com mais frequência. Adotar essa estratégia vai afogar o carro? Não, pois a quantidade de gasolina injetada é mínima. Então, a escolha foi pela economia.
Assim, não é de se estranhar que o carro apresenta dificuldade em dar partida à frio quando a temperatura ambiente está em 19°C ,20°C, 21°C ou 22°C, pois nestas situações, a partida à frio não entra em funcionamento. Ai, a gasolina fica no reservatório de gasolina, oxidando ( podre) até virar uma goma e entupir as mangueiras do sistema de partida à frio, além, do mais encharcar as velas e perder as propriedades de combustão.

DICA: Recomendo que os proprietários abasteçam seus veículos flex sempre com 40% de gasolina e 60% de álcool durante os meses mais frios para que não tenha problemas  como esse"Meu CARRO não pega de manhã o que faço" Sempre é bom ligar o contato e deixar um tempo mínimo de 2 a 3 segundos, antes funcionar o motor para que a unidade de comando tenha tempo de interpretar todo o ambiente externo e saber que está frio e que a estratégia de funcionamento deverá ser diferente para aquele momento.
Se o seu veículo  possuem um volumoso reservatório de partida a frio, com capacidade superior a 600 ml de gasolina. Para este caso,  utilize sempre gasolina Podium da petrobrás ela tem uma validade de 6 meses a única no mercado resistente a esse período.

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